FAQs
1. O transformador da minha instalação apresenta um ruído estranho, uma ressonância e um ruído como estivesse a “fritar”. O que devo fazer?
Desligar o transformador, assim que oportuno, e chamar uma entidade qualificada para análise do ruído no transformador e realização de ensaios.
2. O transformador tem a boia de DGPT em baixo. Há algum problema?
Causas possíveis:
– Nível de óleo baixo;
– Ausência de vácuo;
– Presença de gases no interior do transformador devido a possíveis descargas parciais ou C.C.
3. É necessário efetuar a manutenção de transformadores da instalação na minha fábrica? Se sim, quais as vantagens?
É conveniente efetuar manutenção a qualquer equipamento, desde limpeza, reaperto e ensaios elétricos com a finalidade de garantir:
– Que o transformador está em conformidade;
– Detetar precocemente possíveis problemas tais como por exemplo fugas de óleo, pontos quentes (pernos ou cablagem), estado de condição (resistência de isolamento).
4. O transformador tem isolador partido. Há algum risco?
– Derrame de óleo;
– Descarga elétrica.
5. Detetei que o transformador tem uma fuga de óleo. Há algum problema?
Sim se for significativa, carece de rápida intervenção.
6. Numa vistoria o operador E-Redes indicou que é necessário efetuar beneficiação ao transformador em oficina. O que é que isso significa?
Significa que o transformador deverá vir para oficina e de um modo geral efetuar ensaios elétricos de entrada, descubagem, processo de secagem, substituição do óleo isolante por novo, substituição de todas as juntas, ensaios finais e pintura.
7. O motor da minha empresa queimou. Pode ser reparado?
Na maior parte dos casos sim. Pode ser reparado através do processo de rebobinagem.
8. É necessário efetuar a manutenção dos motores/geradores da instalação na minha fábrica? Se sim, quais as vantagens?
É conveniente efetuar manutenção a qualquer equipamento, desde limpeza, reaperto e ensaios elétricos com a finalidade de garantir:
– Conformidade do motor/gerador;
– Detetar precocemente possíveis problemas tais como pontos quentes (pernos, cablagem ou bobinagem), algum componente partido, estado de condição da resistência de isolamento do motor/gerador.
